Mais uma vez bato na tecla do “abandone (ou use menos) as redes sociais”. É uma infeliz sensibilidade que me toma as energias quando o assunto são pessoas. Trabalho com mídias digitais e sei o quanto é penoso estar ligado neste universo de egos eletrônicos que me puxam para baixo. Minha questão vai além do uso excessivo, estando ligada também a um problema de baixa autoestima e comparação.
Um cara apaixonante que muito tem me ensinado sobre esses detox digitais é Jaron Lanier, cientista, músico e escritor, conhecido por seu trabalho em realidade virtual e sua defesa do humanismo e da economia sustentável.

É daquelas figuras mágicas que você quer ter como amigo. Ficou bem conhecido quando lançou o seu Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais, leitura que mostra como estamos desperdiçando tempo e atenção para o umbigo dos outros gerando lucros para grandes corporações como Facebook e Google.
Se você não tiver “19 contos” para comprar o livro, não se preocupe: use o que uma grande empresa como o Google tem de melhor: maravilhosas palestras do TED para aumentar a consciência contra os monstros que sobrevivem da nossa atenção contínua.
Pela morte dos algoritmos e por uma internet orgânica!
Ative a legenda em português.