Decidi dedicar as sextas-feiras para publicar vídeos (OK, hoje é domingo, é que me atrasei). Faz muito tempo que também queria estar nessa. Isso faz parte do meu movimento pela “web-arte” e do blogging pelo blogging. Sinto necessidade disso, pois para mim é divertido comentar sobre diversos assuntos.
Quem tem a minha idade talvez se lembre de como o YouTube era no início: uma plataforma de vídeos simples e divertidos feito por pessoas comuns. Com o tempo, a plataforma evoluiu, e a sua típica “cultura do amador” deu lugar a produções altamente profissionais. Não estou reclamando; a evolução é positiva.
No entanto, essa especialização excessiva nos faz sentir que só podemos iniciar um projeto nessa área se ele for minimamente profissional. Hoje, qualquer canal é sofisticado e bem editado. Perdemos a liberdade de simplesmente ligar uma câmera e criar algo despretensioso.
Tudo por medo de comparação.
O TikTok desafia esse padrão, oferecendo vídeos rápidos e dinâmicos que todos aderem porque alguém criou e ficou popular. Mas, a estética do videoclipe, adotada em massa, pode se tornar cansativa devido ao excesso.
Também tem aquele tal efeito Dunning-Kruger: quanto mais você sabe, menos acha que sabe. Assim, muitas pessoas superficiais e medianas (mas fotogênicas), que sabem editar e expressar-se bem, acabam ganhando notoriedade com opiniões questionáveis.
Por isso, deixo aqui um recado: para aqueles com mais de 35 anos, para os amadores que não sabem editar ou filmar, uni-vos. Aproveitem também essa mídia e essa parte da internet. Não temam, não tenham vergonha e não deixem a vontade passar.
Façam vídeos. Ninguém liga para você.
Descubra mais sobre ::: DENIAC E SUA VIDA LOW-TECH :::
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
as mídias tão ai para serem aproveitadas mesmo do jeito que nos for conveniente né? e se livrar do peso do que os outros vão achar é a melhor coisa mesmo HAHA vamo que vamo testando coisas o/
Yeah! Tamo junto!
“façam vídeos, ninguém liga pra você” “ninguém vai deixar de viver porque você passou vergonha” KKKKKKKKKKKKJ obrigada por isso.
nao vai ser dessa vez que eu vou fazer, mas fico feliz de ver essa discussão. É estranho: do mesmo jeito que é ótimo as plataformas terem evoluído e termos bons conteúdos profissionais, sinto falta do amadorismo, da espontaneidade, da tosqueira. Não acho que o tiktok substitua bem essa sensação, embora tudo lá pareça mais espontâneo, sinto que é só um monte de trends repetidas. E seguimos tentando encontrar formas de ser criativos nessa internet!!
Muito bom né? Mas você tem razão, alguns (os dos meus amigos) são bem amadores, mas em geral é isso mesmo, padrões bonitos, bem filmados, trends de trends. Eu vou me jogar! ahahahahahahahah