The Peculiar People – The Canvey Island Youth Project. Canvey Island, England, 2023 – Lúa Ribeira
Envelhecer com calma e, sobretudo, respirando fundo, é descobrir, com certa ternura, que a impaciência da juventude era tão somente uma zoada sem necessidade de uma alma que ainda não sabia escutar porríssima nenhuma. Nem o próprio silêncio.
Aquilo que chamávamos de tédio, como se fosse uma ofensa à vida, era, na verdade, o intervalo entre duas distrações. O tempo nos concedendo o privilégio de simplesmente estar, e nós, apressados em sentir tudo.
É curioso perceber que a juventude, em sua vontade de existir, nos torna estúpidos por um tempo. Queríamos o futuro antes de o presente ter se revelado, queríamos o amor antes de compreender o que é afeto, queríamos a vida inteira antes de aprender sobre a falta das faltas.
Hoje, mais lento e menos estúpido, vejo que não há grandeza alguma em correr. Há, sim, uma beleza discreta no gesto de olhar de forma lenta. E só a idade revela o segredo que é demorar-se, sem culpa, nas pequenas horas que antes julgávamos vazias.
Beijar mais ( é higiene da alma). Sair mais (nem que seja apenas para confirmar que o mundo continua exatamente como você deixou). Reclamar menos (o universo já faz isso por você em silêncio, com elegância e eficiência). Falar na cara se não gosta (é mais digno do que as tragédias ridículas da omissão). Falar na cara se gosta ( é raro e, portanto, imperdoável desperdiçar).
Toque, sinta, erre com método e se interesse por todos que cruzem o seu caminho, mesmo os enfadonhos. Todos são, de algum modo, fascinantes, especialmente quando não tentam ser.
Olhe nos meus olhos brilhantes e entorpecidos por duas garrafas de Cabernet: envelhecer é descobrir que a ironia da vida está em sacar que as pessoas só ficam interessantes quando já não temos pressa de decifrá-las.
Porque tudo é teatro. E você vai morrer.
Você vai morrer, caralho!
Descubra mais sobre ::: DENIAC E SUA VIDA LOW-TECH :::
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Vamos morrer, um brinde a isso!
Garçom… Tem Pitú? Traz!