Photo: Marie-Sophie Wilson, September 1991.
Aquela conversa rápida na sala do cafezinho. Um blog dentro de outro blog. É aqui onde nascem os posts.
[29.8.2024 – quinta]
16:49 – O prazer nos torna infelizes?
:::
[25.8.2024 – domingo]
12:12 – Este conceito aqui é maravilho. Faça o seu próprio Boiler Room!
:::
11:36 – Dez pontos que fazem da BlueSky um alento entre as redes sociais.
1 – As pessoas (Bskytes! ahahahaha).
2 – Descentralização: Diferente das redes tradicionais, BlueSky é baseada em uma infraestrutura descentralizada, onde não há um único ponto de controle. Isso permite que os usuários tenham mais autonomia sobre seus dados e interações.
3 – Protocolo AT Protocol: BlueSky utiliza o Authenticated Transfer Protocol, um protocolo aberto para redes sociais descentralizadas. Ele facilita a interoperabilidade entre diferentes plataformas que adotem o mesmo padrão.
4 – Controle do Algoritmo: Os usuários têm a capacidade de escolher ou personalizar o algoritmo que controla o que aparece em seus feeds, proporcionando uma experiência mais personalizada.
6 – Privacidade e Segurança: A rede é projetada com foco em privacidade e segurança, dando aos usuários maior controle sobre seus dados e com quem compartilham informações.
7 – Liberdade de Moderação: permite que as comunidades ou os próprios usuários definam suas regras de moderação, evitando que uma única entidade tenha poder absoluto sobre o conteúdo.
8 – Interoperabilidade: Graças ao uso de protocolos abertos, BlueSky facilita a conexão com outras plataformas descentralizadas, permitindo uma comunicação mais ampla e integrada.
9 – Economia de Tokens: A rede planeja integrar sistemas de economia baseada em tokens, permitindo que os usuários possam ser recompensados ou realizar transações diretamente na plataforma.
10 – Não é o X.
:::
[24.8.2024 – sábado]
20:05 – O simpático Kafka detestava gente: Biografia colossal do escritor tcheco busca os enigmas de sua vida e acha o vazio. Para ler sem paywall: https://parede.pcdomanual.com/https://www1.folha.uol.com.br/colunas/mariosergioconti/2024/08/o-simpatico-kafka-detestava-gente.shtml
Alguns trechos interessantes dessa resenha:
⟫ Há quem busque na vida de Kafka a chave que abriria o entendimento de sua obra. É o caso da colossal trilogia biográfica de Reiner Stach, o pesquisador alemão que dedicou dez anos aos atos e fatos do autor de “O Castelo”.
⟫ A Todavia publicou o segundo e, agora, o terceiro tomo de Stach, “Os Anos Decisivos” e “Os Anos de Discernimento“. Ele pediu à editora que deixasse para o ano que vem o lançamento do primeiro volume.
⟫ Foi um pedido kafkiano. O leitor cai de paraquedas no meio da vida do artista e o segue até a morte, mas o desfecho só virá no livro inicial, que trata da sua infância. Os três livros somam duas mil páginas —várias vezes mais que as obras completas de Kafka.
⟫ A figura que surge é baça. Kafka era alto (1m92), magro (50 kg) e musculoso (nadava, fazia ginástica, remava). Vegetariano, mastigava cada bocado cem vezes. Era um funcionário modelar, querido por
colegas e chefes. Foi um homem qualquer e, ao mesmo tempo, um esquisitão.
:::
12:48 – Tenho produzido pouco por aqui porque atravesso uma seca de criatividade imensa. Não encontro uma pauta satisfatório e estou paralisado por pensamentos como “cara, pelo amor de deus, você tem 46 anos, porra!”
:::
12:33 – Ainda estou com a ideia fixa de produzir vídeos. Tenho até gravado alguma coisa, mas não consigo definir um estilo. Está mais próximo de uma alucinação em tom de vlog repleto de “esdruxulices” do que qualquer coisa racional e dentro de padrões.
:::
12:25 – O mês de agosto é, de fato, um limbo temporal em que tudo se expande: dias, trabalhos, problemas, contas…
:::
11:30 – Se tem alguém que leva a sério o conceito de “low-tech” é esse moleque aqui.
:::
[7.8.2024 – quarta]
20:14 – Todo mundo falando do Tiny Desk do Milton Nascimento & Esperanza Spalding.
:::
20:09 -Bristol, England.
:::
20:07 – A fina arte de se candidatar a uma vaga e espiar o LinkedIn do CEO ou RH da empresa, na ingênua esperança de que notarão a visita e me considerarão para a contratação.
:::
18:33 – Tenho feito meu dever de casa: mantendo-me longe dos algoritmos da destruição. Vou de vez em quando no Twitter só para ver os trends. Caso contrário, nem iria. Alias, sempre faço a mesma pergunta: Por que Threads ou Blue Sky não tem trends?
:::
[6.8.2024 – terça]
00:30 – Quase me esqueço de fazer as honras:
Olá, agosto. Por favor, seja gentil!
Descubra mais sobre ::: DENIAC E SUA VIDA LOW-TECH :::
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
as vezes eu acho até bom o Bluesky não ter trend. Tô mais desatualizada, mas 99% era bobagem mesmo kkkjkk eu ri dos algoritmos de destruição
Fui pesquisar a fundo o assunto e meio que descobri a razão: como são plataformas descentralizadas, com uma certa influência da cultura hacker, parece que trend topics não são utilizados justamente para evitar essas discussões inúteis e outros vícios criados pelas redes. Pois é, tenho conseguido não ficar muito tempo nesses lugafres. Tik Tok, por exemplo, só vejo em pé u lavando os pratos: ligo o autoplay e deixo rolar enquanto faço alguma coisa. Nada de passar horas scrolando, ahhahaahah