Um resumo semanal de tudo que li, vi e ouvi na primeira semana de 2024.
1 ::: É assim que o celular afeta o seu comportamento.
2 ::: Eu quero ler Novelas insólitas, de Stefan Zweig.
3 ::: Vivendo como um cínico.
4 ::: Como se tornar 37,78 vezes melhor em qualquer coisa. Um resumo do livro Hábitos Atômicos, James Clear.
Ótimo para o ano que se inicia, o livro é curto e pertinente porque ensina como desenvolver qualquer hábito, levando em consideração o comportamento humano, a força da identidade que definimos, a importância de um sistema que a estabelece e os passos que devemos levar em consideração para conseguir mudanças permanentes em nossas vidas.
E, particularmente, consegui resumir a publicação em uma única frase: Não crie metas, crie sistemas!
Ligue a legenda.
5 ::: Um filme: Resistência (The Creator)
Um drama e ficção científica ambientado num futuro distante, imerso numa intensa guerra entre humanos e inteligência artificial.
Joshua, ex-agente interpretado por John David Washington, é recrutado para assassinar o Criador, arquiteto misterioso responsável por uma arma capaz de destruir a humanidade.
Ao adentrar um território sombrio ocupado pela IA, Joshua e sua equipe fazem uma chocante descoberta: a arma é, na verdade, uma inteligência artificial em forma de criança.
Apesar de visualmente deslumbrante, “Resistência” destaca-se como um dos filmes menos originais dos últimos anos. Mas mesmo assim lhe tira lágrimas emotivas e é diversão garantida para toda a família.
Ou seja, o grande mérito da produção é trazer temas sensíveis e complexos facilmente digeríveis, ainda mais dentro do universo restrito e cabeção da ficção científica.
Resistência (The Creator)
EUA, Reino Unido, 2023.
Direção: Gareth Edwards
Roteiro: Gareth Edwards e Chris Weitz
Atores: John David Washington, Gemma Chan e Ken Watanabe.
Onde ver: Star +
6 ::: Odeio ter que admitir isso mas, os melhores blogs pessoais da atualidade são newsletters do Substack.
7 ::: Por que The Bear entra na sua cabeça
Para quem gosta de The Bear, este vídeo traz uma análise da edição de imagens da série, com direito a entrevista com os responsáveis. Vale demais assistir.
E por falar em The Bear, Jeremy Allen é o avatar idealístico e motivacional dos meus exercícios. Obrigado, Jeremy, por inspirar os baixinhos do planeta e nos mostrar que a classe também pode estar no patamar dos sex symbols! B-D
8 ::: Um perfil do Instagram: Irmãs Takeuchis
Andreia e Nathalia Takeuchi são gêmeas, fotógrafas e produzem ensaios belíssimos para diversas publicações e agências. Fiquei deslumbrado com as fotos conceituais da Helena Rizzo na edição de dezembro de 2023.
Perfis como esse são inspiradores e dão ideias para nós, “mortais”, produzirmos algo próximo (e bem distante) destes conceitos.
9 ::: Uma Música: Ceumar – Galope Rasante
“A sombra que me move também me ilumina…”
Ceumar é a prova que a MPB ainda tem nomes de qualidade e não tão conhecidos. Uma das melhores versões deste clássico de Zé Ramalho (depois da Amelinha, claro!).
Essa tocou no Natal lá na sétima ou oitava Heineken. Bateu até uma brisa…
10 ::: Uma frase
“Iremos naufragar algumas vezes até entender que nem toda luz é farol”.
Descubra mais sobre ::: DENIAC E SUA VIDA LOW-TECH :::
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.